Escolhas e Conseqüências

22-03-2011 20:48

Texto Base:Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher.” (Sl 25:12)

Introdução

Escolhas! Quem nunca se viu em uma situação assim? Nossa vida é feita de escolhas, desde muito cedo. Fazer escolhas é muito difícil, pois escolher significa selecionar uma entre duas ou mais opções; e mais, essas decisões poderão e com certeza irão influenciar toda uma gama de acontecimentos que poderão refletir a vida toda. A experiência parece confirmar “Escolhas erradas têm suas conseqüências”. Por exemplo, se escolhemos viver  apenas por prazer, isto afetará nossos filhos, netos e bisnetos (Ex 20:4-5). Se nos afastamos de Deus, podemos descobrir que nossos filhos podem nos acompanhar nessa viagem. Mais tarde, mesmo que voltemos para Deus, eles talvez não voltem mais. Mas há boas notícias também sobre escolhas e conseqüências. Homens e mulheres que vivem em fé diante de Deus podem ter forte influência em seus filhos e nos filhos de seus filhos. Se viverem por muito tempo, testemunharão os impactos de sua fé em diversas gerações. Que satisfação para as pessoas mais velhas ver que seus descendentes vivem em Cristo.

1. Conseqüências de nossas escolhas erradas. As escolhas erradas que fazemos geralmente são aquelas que tomamos sem pedir a direção de Deus. Muitas escolhas são certas, outras não. Todas as vezes que escolhemos temos que conviver com as suas conseqüências, sejam elas boas ou não. Vemos aqui alguns casos de escolhas mal tomadas e suas conseqüências. Conseqüências duras e trágicas.

a) Davi, ao ser tentado no caso de Bate-Seba, escolheu o pecado. Essa sua escolha trouxe a morte de seu filho. Conseqüência dolorosa.
Escolha:Então Davi mandou que alguns mensageiros fossem buscá-la. Eles a trouxeram, e Davi teve relações com ela” (2Sm 11:4).
Conseqüência:Uma semana depois, a criança morreu, e os funcionários ficaram com medo de dar a notícia a Davi” (2Sm 12:18).

b) Jonas, decidindo não acatar a ordem de Deus, escolheu fugir de sua presença por um navio.

Escolha:Jonas se aprontou, mas fugiu do SENHOR, indo na direção contrária” (Jn 1:3).

Conseqüência:O SENHOR ordenou que um grande peixe engolisse Jonas” (Jn 1:17).

c) Na parábola do filho pródigo, vemos a escolha que o filho mais novo fez, de querer todos os bens que lhe cabia e ir viver a sua vida.

Escolha: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” (Lc 15:12-13)

Conseqüência:Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada” (Lc 15:16).

2. Conseqüências boas de escolhas certas (tomadas com a orientação de Deus).

a) Daniel escolheu continuar a adorar a Deus, mesmo sabendo que isso lhe era proibido pelo governo local, porém foi liberto da cova dos leões.

Escolha: Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa... ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia” (Dn 6:10).

Conseqüência: “O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem” (Dn 6:22).

b) Os amigos de Daniel: Sadraque, Mesaque e Abede-nego escolheram não se curvar perante a estatua do rei e foram libertos da fornalha ardente.

Escolha:Sadraque, Mesaque e Abede-Nego—não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer” (Dn 3:12).

Conseqüência:De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? Sim, senhor! responderam eles. Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? perguntou o rei. Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo” (Dn 3:24-27).

c) José escolheu ser fiel ao seu patrão e a Deus. Ele foi tentado pela mulher de Potifar, mas resistiu indo até parar na prisão por isso. Porém Deus o fortaleceu e o colocou à mão direita do Faraó, por muitos anos.

Escolha:Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também evitava estar perto dela” (Gn 39:10).

Conseqüência:Neste momento eu o ponho como governador de todo o Egito. Então o rei tirou do dedo o seu anel-sinete e o colocou no dedo de José. Em seguida mandou que o vestissem com roupas de linho fino e pôs uma corrente de ouro no pescoço dele” (Gn 41:41-42).

Conclusão

O que vemos nos dois casos de escolhas é que sempre teremos as conseqüências daquilo que escolhermos. Muitas de nossas escolhas têm conseqüências amargas e teremos que viver com ela (geralmente são as escolhas tomadas sem a orientação de Deus). Se escolhermos algo, conscientes de que a escolha vem de Deus, as conseqüências sempre serão em nosso beneficio. Procuremos analisar nossa vida e pensarmos naquilo que estamos passando. Se estamos sofrendo com problemas, será que não seria alguma escolha tomada sem a devida aprovação de Deus?

Deus Abençõe!