CURA INTERIOR INVEJAS E DOENÇAS EMOCIONAIS

22-03-2011 20:38

“Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos”. (Salmos cap.73 vers.2).

 

Este versículo acima é composto de duas frases que revelam momentos de grande fraqueza na vida do salmista. Ele disse: “Os meus pés quase que se desviaram e pouco faltou para que escorregassem os meus passos”. Por pouco o salmista não caiu no laço armado pela inveja.

 

Afinal, porque o salmista foi dominado por este momento de fraqueza ??? Porque este homem fiel a Deus quase se desviou do caminho da vida eterna e esteve prestes a cair espiritualmente? Em (Salmos cap.73 vers.3), encontramos a resposta: “Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios”.

 

Podemos dar duas definições a esta palavra: 1) desgosto ou pesar pela felicidade de outras pessoas. 2) vontade incontrolável de ser como outra pessoa é, ter o que ela tem a fazer o que ela faz.

 

Porque o salmista foi dominado por este sentimento? Porque quando desviamos o nosso olhar, que está centrado em Deus, e começamos a observar outras pessoas, muitas vezes somos levados a cometer um erro terrível que se chama comparação. Quando comparamos a nossa vida com a de outras pessoas no momento em que estamos atravessando adversidades, com certeza nos sentimentos inferiorizados, e corremos o sério risco de ser tragados pelo sentimento de inveja.

 

Neste caso, o salmista fez uma comparação. Vejamos abaixo:

 

Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranquilos, aumentam suas riquezas. Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência. Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado”. (Salmos cap.73 vers.12,13,14).

 

Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio. Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos  como os outros homens”. (Salmos cap.73 vers.4-5).

Percebemos que o salmista observou a prosperidade dos ímpios. Percebemos que também após fazer uma comparação entre a sua vida, que era justa diante de Deus, e a vida dos ímpios, o salmista indiretamente se perguntou: “Afinal, será que está valendo a pena manter a minha posição pura e justa ?”. Então ele mesmo concluiu: “Não está valendo a pena servir a Deus, porque tenho padecido muito. Os ímpios blasfemam, criticam, zombam de Deus, praticam todo tipo de maldade e perversidade, e continuam se dando bem. Como diz o dito popular,(continuam por cima da carne seca).”

 

O salmista estava vivendo momentos de tribulação. O texto não revela as grandes adversidades que ele estava enfrentando. Entretanto, foi neste momento de perplexidade que ele desviou o seu olhar de Deus, comparou-se a outras pessoas e se viu em uma situação inferior. Por isso teve inveja daqueles que mesmo em pecado alcançavam a prosperidade.

 

Aprendemos no Salmo 73 que a inveja produz pelo menos quatro conseqüências no homem: um coração amargurado, doenças emocionais, estado de ignorância e declínio espiritual.

 

O CORAÇÃO AMARGURADO.

 

Assim, o meu coração se azedou” (Salmos cap.73 vers.21).

 

 Uma pessoa amargurada geralmente age de duas maneiras: ou se mantém numa posição introspectiva, evitando qualquer tipo de relacionamento pessoal, ou se torna ranzinza, antipática, repugnante. Esse tipo de pessoa é popularmente conhecido como “rabugento” ou “chatonildo”. Para ele, nada está bom, nada presta, tudo é ruim.

 

A Bíblia relata a história de um homem que ficou com o coração amargurado porque teve inveja de seu irmão. Este homem foi Caim. Em (Gênesis cap.4 vers.5) diz que ele “irou-se fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante”. Isso aconteceu porque a sua oferta de manjares foi rejeitada e a oferta de Abel foi aceita pelo Senhor. Por causa da inveja, Caim matou Abel, tendo cometido o primeiro homicídio na história da humanidade.

 

 Os escribas e fariseus foram movidos pela inveja a desejar a morte de Jesus. Em (Mateus cap.27 vers.18) está escrito que Pilatos “sabia que por inveja o haviam entregado”. Eles foram dominados por um sentimento de medo e amargura. Não podiam resistir ao poder e à autoridade do Senhor.

 

A amargura causada pela inveja leva a pessoa a agredir e a matar o próximo; faz aumentar a violência sobre a terra. Em nossos dias o sentimento de amargura causado pela inveja continua sendo o responsável pelo alto índice da violência, dos homicídios, da divisão entre as famílias, etc. Oremos para que não sejamos dominados pela inveja, que é uma das obras registradas da carne.

 

AS DOENÇAS EMOCIONAIS.

 

Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença”. (Salmos cap.73 vers.21-22).

 

A inveja também causa doenças emocionais. As doenças psicossomáticas (palavra que se refere a mente e o corpo), que a psicologia e as ciências humanas têm pesquisado há mais ou menos 50 anos, estão registradas na Bíblia Sagrada há mais de 3.000 anos.

 

A inveja causa perturbações emocionais e afeta o organismo humano. A pessoa emocionalmente doente que é dominada por este sentimento descarrega constantemente grande quantidade de adrenalina no sangue, aumentando assim a atividade do coração. Isto resulta em problemas cardiovasculares.

 

A inveja causa conflitos mentais que podem tornar uma pessoa mais sensível e doenças orgânicas como a asma, úlcera de estômago, artrite reumatóide (inflamação e rigidez das juntas), neurodermatite (alterações crônicas da pele), e hipertensão arterial (aumento da pressão sanguínea).

 

As pessoas invejosas geralmente sofrem de estresse, sendo esta uma das principais causas da baixa resistência do organismo. Alguns cardiologistas acreditam que pessoas que freqüentemente ficam enfurecidas e guardam mágoas têm mais chances de desenvolver doenças cardíacas e problemas hipertensivos.

 

Todas estas doenças que acabamos de citar são geralmente causadas por alguma deficiência patológica e instabilidade emocional. Isto pode acontecer com qualquer um de nós. Quando nos deixamos levar pelos momentos de adversidades, tornando-nos ansiosos, perdemos a paciência e a estabilidade emocional, e ficamos sujeitos a uma série de doenças psicossomáticas. Se o sentimento de inveja nos dominar, podemos ter problemas seríos. Portanto, estejamos atentos como bons soldados de Cristo.

 

Lembra-te de mim, Senhor, segundo a tua bondade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação. Para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos, e me alegre com a alegria do teu povo, e me regozije com a tua herança”. (Salmos cap.106 vers.4-5).

QUE DEUS TE ABENÇÕE...