Terra do Mais que Suficiente

17-03-2011 14:38

Tema: Terra do Mais Que Suficiente

Como uma pessoa escolhe a terra, cidade, país em que quer morar, passar um tempo ( temporada) ou a vida inteira, espiritualmente também escolhemos através de nossas atitudes a terra em que vamos morar. Analisando nossas vidas podemos comparar com Moisés e o povo que saiu do Egito para escolhermos a terra em que vamos habitar.

 

 

1- A terra do insuficiente, Egito.

Ex 2: 11 “Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo”.

 O Egito era onde o povo de Deus era escravo. Eles sofriam, eram espancados, trabalhavam de sol a sol, mas pelo menos tinham algo para comer e se dessedentar. Muitos se acomodaram com esta situação e não queriam pagar um preço para serem libertos.

 

 

Ganhos: o ganho que eles tinham por permanecerem na terra do insuficiente era a pouca comida que os alimentava, a água somente o suficiente para sobreviver. O suprimento das necessidades básicas e imediatas era o alvo do povo que decidiu por ficar nesta terra 400 anos. Os imediatistas não conseguem enxergar longe, apenas querem suprir sua necessidade momentânea como no exemplo de Esaú, Gn 25:29-34. Nós e nossa geração temos a tendência de nos contentarmos com a terra do insuficiente espiritual.

 

 

Perdas: as perdas por permanecer nesta posição são a liberdade e uma pátria, um lugar muito melhor.

 

Preço a se pagar: era cômodo ficar nesta situação, e não correr riscos de falta das necessidades básicas.

Certa vez quando já eram livres,mas não tinham a comida em todo horário, o povo quis voltar a situação anterior.

 

Números 14:4 “E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito”. Mesmo depois de sermos livres muitas vezes temos a tendência de voltar ao estado anterior.

Moisés tinha muitas coisas no Egito, era um príncipe ali, mas percebeu que havia algo mais para sua vida do que ficar ali no comodismo de sua família real de adoção. Deus tem a terra prometida para todas as pessoas, mas por incrível que pareça, muitas preferem ficar escravizadas a certas situações por não estarem dispostas a pagar um preço pela sua liberdade, pela vitória espiritual.

 

2- A terra do suficiente. Mídiã representa a terra do suficiente, pois ali Moisés achou uma família muito querida e abençoada. Jetro tinha sete filhas e nem um filho, Moisés casou-se com uma de suas filhas (Zípora) e automaticamente assumiu os negócios do sogro, tinha conforto, prestígio e amor. Mas Deus veio para falar com ele sobre algo mais do que a terra do suficiente. Ex 3:7-10.

 

Ganhos: Na terra do suficiente o ganho é a suficiência para si e sua família, uma vida boa.

 

Perdas: se permanecer nesta posição não vai cumprir o propósito maior para sua vida, ser libertador.

 

Preço a se pagar: sair do conforto, deixar o certo pelo incerto, correr riscos.

 

Quando as pessoas chegam na terra do suficiente, então sim é difícil movê-las para a próxima etapa, pois se sentem bem assim e não vêem necessidade de mudanças. Este é o estágio em que a família esta bem, as finanças e negócios também, os relacionamentos, nossa imagem na sociedade vai bem, então pensamos que isto é tudo o que Deus tem para nós, mas não é. Há algo mais que som,ente 10 a 20 por cento dos cristãos experimentam.  É a terra do mais do que suficiente.

 

 

3- A terra do mais que suficiente, Canaã.

2Co 8:7; Fp 4:19; Rm 8:37; Jo 10:10.

Neste estágio poucos chegam:

 Em torno de 30% ficam no estágio da terra do insuficiente, mas cômodo,

 50% estabelecem moradas na terra do suficiente

 20% chegam na terra do mais que suficiente.

 

Ganhos: Neste estágio a pessoa cumpre todo o projeto de Deus e tem mais do que o suficiente para poder dar aos outros. Se Deus me dá mais do que o suficiente é para eu dividir com os outros. Geralmente estas pessoas se tornam líderes na casa de Deus como foi o caso de Moisés que se tornou líder de 5 milhões de pessoas. Neste sentido, todas as pessoas foram chamadas para serem líderes, porque todas foram chamadas para habitar na terra do mais que suficiente, na terra de Canaã. Você esta sendo chamado por Deus para ser líder! Amém?

 

Perdas: as supostas perdas serão consideradas ganhos após o cumprimento da missão que Deus nos deu, Filipenses 3:8  “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”. O ganho em cumprir com todo o projeto de Deus é tanto que qualquer perda que venhamos a ter será considerada como refugo, algo sem muito valor.

Preço a se pagar: Obediência a Deus. Negando o comodismo. Assumir novos desafios. Mudanças.

Não é Deus, nem diabo, nem outras pessoas que definem em que estágio vou ficar, sou eu mesmo!

 

Deus te abençõe!