Sistemas

04-04-2011 11:31

 

Qual é o seu sistema de vida? 

Leitura Bíblica: Atos 17. 16-23

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Ninguém tira um remendo de roupa nova e costura em roupa velha. (Lc 5.36b)

 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                Temos sistemas, métodos ou princípios que dirigem a vida em família e na sociedade: sistemas de trânsito, de trabalho, de valores, de governo etc. Os atenienses também tinham lá os seus sistemas. Quando ouviram a pregação de Paulo, logo questionaram a sua mensagem e muitos não aceitaram.

 João escreveu “... o mundo não reconheceu [Jesus]. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (Jo 1.10b-11). Isso continua acontecendo. Alguns preferem continuar vivendo conforme seus sistemas, presos a eles e sem experimentar a liberdade em Cristo. Preferem o sistema do mundo e do pecado à nova vida proposta pelo Senhor.

                Isso também acontece com os que dizem se dizem cristãos. Numa viagem, durante um feriado religioso, passei por uma cidade em que, por meio do altofalante de uma igreja, alguém convidava o povo dizendo: “Venham fazer uma visitinha ao Cristo preso aqui no santuário”. Seria um sistema que prende o Senhor Jesus no templo? No livro de Apocalipse encontramos uma carta de Jesus dirigida à igreja na cidade de Laodiceia, na província romana na Ásia (Ap 3.14-21), A igreja ali se considerava cristã e seus membros pensavam que eram ricos e que não precisavam de nada – nem de Deus. No sistema dela, Cristo não fazia parte e não estava nem preso ali. Jesus mesmo diz que estava ao lado de fora, à porta.

                Quantos também hoje vivem no seu sistema religioso, tido como cristão, mas na realidade sem Cristo. É preciso compreender que Jesus não veio para ser algum acréscimo, como um remendo novo para um sistema arcaico. Jesus é sempre novo, como o caminho, como verdade e como vida. Ele veio para nos libertar do velho e nos transformar, para que tenhamos um novo sistema de vida.

                No final do texto que você leu, vemos que alguns daqueles homens creram em Deus e juntaram-se a Paulo (v 34). Decidiram trocar o sistema de suas vidas. Que tal fazer o mesmo?

 

A vida cristã autêntica é o melhor sistema a seguir.

 

Deus abençoe!