O Caráter do Verdadeiro Discípulo

22-03-2011 20:49

Texto base: 1 Timóteo 4:12

 Introdução: A palavra caráter refere-se ao jeito de ser de cada pessoa, as características de sua personalidade. Embora você já deva ter ouvido a expressão: tal pessoa não tem caráter..., na verdade todas as pessoas têm um caráter, bom ou mau.

Quem deseja conquistar vitórias no reino de Deus precisa se preocupar em ter uma vida exemplar, com os traços de caráter compatíveis com o Deus a quem servimos.

O Apostolo Paulo, escrevendo à seu discípulo Timóteo, deu-lhe a seguinte  instrução: “seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor,na fé e na pureza.”(1 Tim 4:12), ou seja: Tenha um caráter exemplar.

Essa recomendação é válida para todos os discípulos de Jesus: precisamos buscar um caráter aprovado e digno de ser imitado.

  É Preciso Ser Exemplo

Todas as pessoas exercem influência sobre a vida de alguém. Quanto maior o número de pessoas que são influenciadas por você, maior a sua responsabilidade. Por isso, como servo de Jesus Cristo, você deve se preocupar em ser exemplar. O mundo está lotado de maus exemplos. É difícil achar um bom referencial de amizade, de honestidade, de correção, de confiabilidade. Seja você esse referencial.

Em Gênesis no capítulo 6 a bíblia fala de como a humanidade havia se corrompido com toda a espécie de pecados. A incidência de pecados era tanta que Deus mandou o dilúvio para destruir a humanidade.

Mas, no meio dessa geração pecadora, aparece Noé descrito como sendo: “um homem justo e íntegro entre o povo de sua época”(v 9).

Mesmo vivendo em um mundo onde o pecado impera, é possível sermos justos e íntegros. Decida ser essa pessoa em meio e sua geração. Observe três áreas em que você pode ser exemplo:

 1-Seja Exemplo na Palavra

As nossas palavras denunciam o que está em nosso coração. Por isso, há tantas recomendações na Bíblia para cuidarmos do nosso coração e das nossas palavras.

A recomendação de Paulo aos Efésios resume bem como devemos proceder com as nossas palavras: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade para que conceda graça a os que ouvem”. (Ef  4:29)

Palavras torpes são palavras que não edificam, e sim, machucam,ofendem, e não trazem nenhum proveito. São também palavras de fofoca, calúnia, xingamento e murmuração.

As pessoas ouvem as nossas palavras e Deus também as ouve, tanto que a Bíblia diz que vamos prestar contas delas diante de Deus. (Mt 12:36-37)

 2- Seja Exemplo no Procedimento

Você já deve ter ouvido a expressão: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Essa fala denuncia uma falha de caráter. É preciso ser exemplo no procedimento, e não só nas palavras. Procedimento aqui envolve todas as suas atitudes. Nas coisas mais simples, nas situações do dia-dia, decida comportar-se de maneira exemplar, seguindo os padrões de Deus e não os padrões do mundo.

O Apóstolo Paulo foi um servo de Deus que teve a coragem e a capacidade de dizer: “Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo”. (1 Cor 11:1) Que responsabilidade!

Quando as pessoas ao seu redor não souberem como proceder, elas devem encontrar em você um bom exemplo para imitar!

 3- Seja Exemplo na Fé

Quase todas, para não dizer todas as pessoas que conhecemos, declaram que tem fé em Deus. O nosso país é conhecido como um país religioso, onde as pessoas têm muita fé. Mas, infelizmente, a maioria dessas pessoas está equivocada em questão de fé.

Muitas têm depositado a sua confiança naquilo que não vem de Deus e por isso, não são ajudadas. Resumindo não conhecem a verdadeira fé que salva, cura, transforma e muda circunstâncias.

Há quem deposite fé em si mesmo, nas suas forças, na sua capacidade, em ídolos que não são capazes de socorrer ninguém, no seu dinheiro, nos seus bens materiais. São pessoas que estão firmadas em uma falsa segurança achando que essas coisas podem salvá-las. É preciso ter fé verdadeira no Deus verdadeiro! Só existe um Deus, criador dos céus e da terra. Só ele merece ser adorado e só nEle nossa fé precisa ser depositada.

A fé verdadeira nos leva a tomarmos certas atitudes. Se você crê que Deus existe, então precisa tomar uma atitude em relação a ele, servi-lo e obedecê-lo. Se não, a sua fé é morta. Aquele que realmente crê em Deus obedece a ele e confia nele.

Conclusão: Rejeite toda fé falsificada, depositada naquilo que não vem de Deus, e tenha atitudes que comprovem a sua fé. O mundo precisa de bons exemplos de fé. Pessoas que, por crerem em Deus, vivem verdadeiramente para ele e sob a direção dEle. Viva os princípios de Deus em sua vida, e adquira o caráter de um verdadeiro discípulo.  Amém

Deus Abençõe!